quarta-feira, 2 de março de 2016

Conceitos da Geografia: Território II

Olá pessoal, tudo bom!? Vimos na postagem anterior o conceito de território. Falamos um pouco sobre a sua dimensão material e Idealista (imaterial) e a importância desse conhecimento para o nosso dia a dia, pois através dele percebermos com mais clareza os poderes por detrás das paisagens geográficas.


Camelôs. Fonte: http://www.leiaja.com/sites/default/files/styles/large/public/field/image/noticias/2014/01/DSC_6532%
20comerciantes%
20usam%20paradas%20de%20%C3%B4nibus%20como%20lojas%20%20na%20cde%20da%20boa%20vista.JPG?itok=bLmt2snG
Hoje veremos os conceitos de territorialização, desterritorialização e reterritorialização. Super importantes para compreendermos a dinâmica (os movimentos, as mudanças) socioespaciais.
  
Para visualizarmos tais conceitos, tomemos como exemplo os negros que foram retirados do continente africano para serem escravizados no Brasil.
Tráfico de escravizados negros. fonte:http://blogdoambientalismo.com/wp-content/uploads/2010/05/escravos-haiti-300x220.jpg
Num primeiro momento, na África, podemos dizer que eles estavam territorializados, pois se encontravam entre a sua gente, em suas respectivas tribos e viviam a seu modo de ser. Eram enraizados aos seus territórios.


Num segundo momentos ocorre o processo de desterritorialização. Os negros foram retirados de seus territórios, ou seja, foram desenraizados e enviados para o Brasil.

Num terceiro momento, já no Brasil, podemos falar em reterritorialização. Visto que os africanos trouxeram consigo a cultura e visão de mundo de onde viviam. E o território já territorializado, foi reterritorializado através da religião, da língua (dialetos africanos), dos temperos e comidas, vestuários, danças, jogos etc.
Culinária afro-brasileira. fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjQV4ZFAcxRqFL5NIQ5MtzlblcFguKiBWmghRoNOc_Vm-mUCCXhriB_9IvA4aIHjdyDuYc5v8XzWLwF-a8B0txuh-pHzqPu-gd1ttFVCMN_OK69IwRhbp5xUxKZRTj7_UuRJv2xB3duAIg/s1600/baiana_de_acaraje.jpg
Estamos diante do que se denominou como processos geográficos de Territorialização-Desterritorialização-Reterritorialização (T-D-R), pois a criação de territórios seria representada pela territorialização, a sua destruição (por mais que seja temporária) pela desterritorialização e a sua recriação pelos processos de reterritorialização.

" a desterritorialização é um termo utilizado para designar fenômenos que se originam num espaço e que acabam migrando para outros.(...) esse conceito só faz sentido se for associado ao de reterritorialização, pois as ideias e os costumes saem de um lugar, mas entram noutro ao qual se adaptam e se integram" Oliven ( 2006 apud Chelotti, 2013)

Assista ao vídeo sobre a tema:


O  tema não foi esgotado, pois ele é bastante amplo e abrangente. E abre possibilidades a diversas análises e estudos. 

Em resumo, Compreendemos que os processos T-D-R dão dinamicidade ao território. Desde as escalas maiores, os territórios dos país, por exemplo, a escalas menores como o território dos camelôs em uma rua.




Deixe um comentário logo abaixo sobre o que você mais gostou nesse artigo, ou sobre alguma dica extra que você deseja compartilhar conosco ou até mesmo alguma crítica construtiva.

E lembre-se: Conhecimento preso, só em biblioteca. Compartilhe!


Um comentário:

  1. Nunca tinha me atentado ao tema, mas o seu blog explicou de maneira simples e objetiva. Parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir