segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Conceitos da Geografia: Território Parte I

Olá pessoal, esperamos que os materiais de nosso blog estejam ajudando-os na reflexão sobre os conceitos da geografia. Contamos com a participação de todos através dos comentários, da indicação de leituras, vídeos relacionados aos temas aqui abordados etc. Se os materiais das postagens de alguma forma te ajudaram, divulgue-os para os seus amigos.

Etimologicamente a palavra território vem do latim territorium, que significa pedaço de terra apropriado. (HAESBAERT, 2009, p. 43)  



Para entendermos de modo  prático o conceito de território, pense que a sua casa é o espaço geográfico. (caso ainda não tenha o conceito, acesse o link). Observe, o jovem que ainda mora com os pais tem o seu quarto como o local da casa onde ele pode ter mais privacidade e liberdade de opinião. Normalmente, é onde ele tem maior "poder"de domínio e decisão em relação aos outros ambientes da casa.
Cômodos da casa. Fonte: http://www.smartkids.com.br/content/articles/images/182/thumb/partes-da-casa_1.png
Partindo desse exemplo podemos perceber que o território é uma determinada área delimitada no espaço geográfico onde há um exercício de "poder", de domínio, de decisão.

Pensemos, por exemplo, no território nacional;
Território nacional. Fonte:http://www.vaccinecare.com.br/news/atendimento-nacional.png 
Chamamos  de território nacional, pois essa área delimitada no espaço geográfico é regida e controlada por leis brasileiras. É onde o brasileiro (Brasil) exerce o seu poder. 

Na Indonésia, a pena de morte é legalizada, aqui no Brasil é ilegal. Daí podemos perceber a diferença do exercício de poder entre os dois países.

O território multidimensional


O conceito de território se desdobra em duas concepções: o materialismo e o idealismo.

Concepção materialista de território


Nessa concepção o território é entendido pelos seus aspectos " visíveis" " materiais". 
Podemos falar em: território natural, pois o homem é um ser territorial. Ele toma posse do espaço geográfico e exerce nele o "poder". Por exemplo, território indígena;
protesto. Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhVet9CW8A_t4-Iihh1RSWjuWQc3b-1ObFVh0te5uvt6Qybv2OGQETO6ucQ3b-rPWwuPPXrgne_tNReGgPYpEo_yVjahBcxcLf7TLYTxUIMKEDycAitSSQl_rpDM0ywJ7AT_ELTMm9ivg/s1600/Eus%25C3%25A9bio+2.jpg
Resultado de imagem para território federal indígena
Placa do ministério da justiça. Fonte:https://encrypted-tbn2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQqYFVIziBK2kqewjEMU_56fFYJgRWrgztYURMtBUyOuUgX9JML
Território econômico, é aquele concebido como fonte de recursos. As relações de produção dentro de determinada sociedade é o principio desse conceito. 
Características do território econômico. Fonte:http://images.slideplayer.com.br/2/360416/slides/slide_38.jpg


 Designa-se por território uma porção da natureza e, portanto do espaço sobre o qual uma sociedade reivindica e garante a todos ou a parte de seus membros direitos estáveis de acesso, de controle e de uso com respeito à totalidade ou parte dos recursos que aí se encontram e que ela deseja e é capaz de explorar. (GODELIER apud HAESBAERT, 2009, p. 56). 
Território político, é onde as relações de poder são o principal fator a ser considerado na análise. A forma mais tradicional de uso deste conceito está ligada à associação feita entre ele e o Estado.
Divisão política do Brasil. Fonte:http://blogdoenem.com.br/wp-content/uploads//sites/2/2014/04/brasil-politico.png
acepção do conceito de território. Fonte:http://images.slideplayer.com.br/7/1780589/slides/slide_10.jpg

 Concepção idealista de território


 A cultura, os códigos étnicos, a religião também são formas de apropriação de um determinado espaço. Esta dimensão territorial tem “referências muito mais enfáticas a estes ‘poderes invisíveis’ que fazem parte do território”, tais como mitos e símbolos que podem “mesmo ser responsáveis pela própria definição do grupo como tal.” (HAESBAERT, 2009, p. 69).

Vaticano, onde o Papa é o chefe de Estado. Fonte:https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/d/d6/St_Peter's_Square,_Vatican_City_-_April_2007.jpg
Papa Francisco, atual chefe de Estado do Vaticano. Fonte:http://atodomomento.com/wp-content/uploads/2014/10/639x360_1403306636_PAPA-AFP.jpg

Vídeo sobre território:



Muito bem pessoal, já vimos muitas coisas sobre o conceito território, hein!? Com posse desse conceito  podemos ver as paisagens geográficas de forma mais crítica, pois sabemos que por detrás delas a um poder sendo exercido. 

Deixamos como indicação de leitura sobre esse tema o artigo: Um estudo sobre o conceito de território na análise geográfica .

Em postagem futura continuaremos nossa discussão trazendo novas acepções e desdobramentos sobre o conceito território. Deixe um comentário logo abaixo sobre o que você mais gostou nesse artigo, ou sobre alguma dica extra que você deseja compartilhar conosco.

 E lembre-se: Conhecimento preso, só em biblioteca. Compartilhe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário