quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Conceitos da Geografia: O espaço Geográfico




   Chamamos de espaço geográfico o cenário onde ocorre a interação dos elementos naturais com os elementos culturais. Ou seja, Ele surgiu a partir do momento em que a humanidade começou a modificar os elementos da natureza através do seu trabalho, criando assim, uma natureza “artificial”; uma natureza voltada para satisfazer os interesses sociais.

  Dentre todos os elementos básicos que compõem o espaço geográfico, a saber, o meio ambiente, as infraestruturas, as instituições, as formas etc., O principal é o ser humano, pois é ele o interventor que transformará o espaço natural em espaço geográfico através da sua produção sobre a natureza.



Figura 1Agricultoras. O ser humano alterando a natureza conforme os seus interesses. Fonte: http://www.acreaovivo.com/imagens/image/Cantores_Agricultores2.jpg



“É a sociedade, isto é, o homem, que anima as formas espaciais, atribuindo-lhes um conteúdo, uma vida. Só a vida é passível desse processo infinito que vai do passado ao futuro, só ela tem o poder de tudo transformar amplamente. Tudo o que não retira sua significação desse comércio com o homem, é incapaz de um movimento próprio, não pode participar de nenhum movimento contraditório, de nenhuma dialética”. (Santos, 2006, p.70). 

O espaço é dinâmico

  A sua dinamicidade está no fato de sempre estar em transformação. Todas as mudanças nele alteram padrões ambientais, sociais e políticos. 

  Vejamos, como exemplo, os primeiros grupos humanos. Eles eram nômades e exploravam a natureza por meio da coleta de plantas, da caça e da pesca, a fim de saciarem as suas necessidades alimentares. Essas atividades não representavam para a natureza um grande perigo, pois os impactos ambientais eram recuperados, porque os nômades mudam com frequência de lugar. O que permitia ao meio ambiente repor o que foi retirado. Entretanto, após o surgimento da agricultura e da pecuária, aproximadamente há 10 mil anos, o homem tornou-se sedentário. Já Não precisava mais sair à caça e a coleta, com isso, passou a dispor de mais tempo para dedicar-se a outras atividades. Consequentemente, as sociedades ficaram cada vez mais complexas, e as demandas por alimentos, roupas, casas aumentaram exigindo muito mais da natureza. Concomitantemente, aumentou também o impacto humano no meio ambiente. 



  Na sociedade contemporânea, os impactos na natureza são imensos. Você já parou para imaginar quantos recursos da natureza são necessários para construir a folha de papel? E todo o processo pelo qual a matéria prima passa até virar a folha branca que conhecemos?

  Os produtos industrializados são uns dos muitos exemplos da ação do homem sobre a natureza. Assista ao vídeo sobre o processo de fabricação do papel.


 
  Deixe um comentário logo abaixo sobre o que você mais gostou nesse artigo, ou sobre alguma dica extra que você deseja compartilhar conosco ou até mesmo alguma crítica construtiva.

E lembre-se:
 Conhecimento preso, só em biblioteca. Compartilhe!


Nenhum comentário:

Postar um comentário